sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Dança Circular – Meditação para Ansiosos


Danças circulares são danças coletivas que tem como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento do sentimento de pertencimento. Nesta dança, as pessoas se colocam em círculo e realizam coreografias juntas, de forma sincronizada. Cada participante coloca sua intenção e energia na roda, demonstrando o melhor de si em busca de uma unidade.

A origem dessa forma de dança remonta manifestações corporais muito antigas de vários povos, pois, como se sabe, costumava-se celebrar e ritualizar as épocas de colheitas, casamentos, nascimentos, mortes e outros eventos importantes.

A dança circular promove inúmeros benefícios para os participantes, valoriza a saúde integralmente. A dança desenvolve uma nova consciência corporal, senso de organização coletiva, traz fortalecimento da coordenação motora, bem como noção de ritmo. Além de valorizar atitudes cooperativas e de empatia, a dança exige concentração, assim como na meditação – só que em movimento. É certo que estar consciente e fixado no momento presente traz alivio da ansiedade. Também, os participantes comumente relatam, a ampliação do sentimento de pertencimento.

A dança acontece em formato de circulo por diversos motivos. O círculo está presente na história da humanidade como um símbolo potente e carrega como maior significado a noção de totalidade, inclusive entre o ser humano e a natureza. Esse elemento se manifestou em rituais de adoração aos astros, em religiões primitivas e modernas, mitologias e muitas outras situações.

Sendo assim, a disposição em roda nesse tipo de dança facilita a circulação energética e sustenta essa simbologia psíquica e ancestral de completude.

Ao dançar, o mundo é de novo circulado e passado de mão em mão. Cada ponto na periferia do circulo é ao mesmo tempo um ponto de retorno. Se dançarmos um dança matinal, saudando o nascer da aurora dançando, perceberemos, quando nos movimentamos ao longo do círculo, como as nossas sombras, neste circular singular, também descrevem um círculo. Assim, percebemos que giramos 360 graus. Sentimos na caminhada uma mudança através da reviravolta conjunta.”  Wosien