quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Seleção de Pessoas – Um desafio atual

Em uma economia cada vez mais globalizada, as técnicas e os produtos se tornam cada vez mais similares, então o Fator Humano torna-se item decisivo no sucesso de uma corporação. As diferenças entre uma pessoa e outra, não reside unicamente no que as pessoas sabem fazer, e sim seu potencial de aprendizagem e realização.

Nesse sentido o processo de seleção é essencial para o sucesso de uma empresa. Pois é por meio dele que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença nesse mercado competitivo. Recrutar e selecionar são, definitivamente, atividades muito complexas e devem ser tratadas com extremo profissionalismo, com a contratação de profissionais devidamente habilitados.
Até pouco tempo atrás, a mentalidade empresarial rendia-se basicamente ao significado de duas palavras: competitividade e produtividade. Além de que, hoje vivemos em uma sociedade imediatista, intolerante e virtual, que cultua a falta de tempo, o estresse e as manipulações. A meta da hora é ser “vencedor”. E o que é ser um vencedor? Certamente não é aquele que tem pouca confiança em si, que precisa desvalorizar o colega de trabalho; que manipula as pessoas; que não aprende com os próprios erros e, por isso, continua errando; que vive em permanente estado de ansiedade e ainda ocupa a mente e o tempo com preocupações irrelevantes.
Empresas verdadeiramente comprometidas com o crescimento profissional de seus funcionários, buscam mais do que competência técnica e profissional. Buscam pessoas equilibradas emocionalmente, que valorizam a qualidade de vida, que expressam seus sentimentos com naturalidade, sabendo administra-los; que buscam trabalho em equipe; que apreciam a cooperação no lugar da competição; que tenham capacidade de gerenciar conflitos, que sejam criativas, ousadas e motivadas!
O momento para separar os indesejáveis é dentro do processo de seleção e não depois. Além disso, o processo de seleção deve acompanhar as demandas latentes:
• Agilidade de resposta. É essencial preencher a vaga em tempo hábil.
• Qualidade no atendimento. Tanto do cliente (interno ou externo) bem como do candidato.
• Indicação de candidatos que atendam ao perfil da vaga. Neste aspecto é que a grande maioria dos profissionais pecam. Pois é necessário traduzir as expectativas do contratante em um perfil que deve ser avaliado, mensurado e descrito em competências que sinalize à assertividade na escolha.
Assim, tem-se como tendência a Seleção por Competências, que além de especificar de forma clara os indicadores comportamentais do perfil, permite ao profissional planejar as etapas do processo com base em informações objetivas, facilitando a avaliação dos pontos de excelência e insuficiência de cada candidato. Essa metodologia traz como pontos fortes a clareza do perfil e maior facilidade para avaliar os candidatos com imparcialidade, justiça e ética.
Na seleção, consegue-se identificar, através de testes de aptidão, personalidade e de entrevistas, não só informações que vão nos dizer se o candidato preenche os requisitos da vaga mas, principalmente, se ele se enquadra na cultura da organização. Busca-se erradicar uma serie de falhas que possam comprometer o processo de contratação como também detectar os valores do profissional que poderão, nem futuro próximo, ser transformados em competência essencial para a empresa.