segunda-feira, 21 de junho de 2010

Antigo metodo de prevenção: AMIGOS!

Viver com grupos sociais é importante. Desde os tempos mais remotos da humanidade, já se tem histórico dessa necessidade. Precisamos uns dos outros para auxiliar na evolução, procriação e na sobrevivência de nossa espécie. Hoje em dia é possível verificar cientificamente, que não é só para isso que os grupos sociais existem. As pessoas com as quais convivemos, nos são extremamente úteis como proteção de diversas doenças.

Podemos considerar amigos como uma vacina. Pesquisas já comprovaram que pessoas que sofrem derrame, e após o trauma, continuam a ter convívio social, diminui em 30% as chances de a problemática voltar a ocorrer. Além disso, pessoas que possuem amigos – e em grupos variados – tendem a se tornar duas vezes menos suscetíveis a gripe comum. Mesmo estas estando mais expostas ao vírus por causa do convívio. Os riscos que o isolamento social nos proporciona a saúde já pode ser comparado ao fumo, hipertensão e a obesidade!
Uma conclusão parece inevitável: participar de vários grupos sociais ao longo da vida e preservar o senso de identidade social tem influencia profunda em nossa saúde geral e na sensação de bem-estar. Esta descoberta tem por base um ponto exaustivamente proclamado da natureza humana: somos animais sociais e evoluímos por e para viver em grupos. Isso para os humanos, é indispensável para definir tanto quem somos quanto o que precisamos para desfrutar de uma vida mais rica e completa.
Já nos escreveu o cientista político Robert Putman, “Se você não pertence a nenhum grupo, mas decide faze-lo, diminui pela metade seu risco de morrer no ano seguinte”. Um tanto quanto exagerado, mas realmente a convivência pode funcionar contra as ameaças à saúde física e mental, o que é muito mais barato que os métodos farmacêuticos, com menos efeitos colaterais e na grande maioria das vezes muito mais divertido!

 
Micheli Krayevski